Cruzeiro pressiona Vasco, mas só empata em ‘despedida’ do Mineirão antes da Copa
Em seu último jogo no Mineirão antes da pausa para a Copa do Mundo, o Cruzeiro ficou somente no empate por 1 a 1 com o Vasco, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os cariocas saíram na frente com Andrey, aos 21min do primeiro tempo. A Raposa empatou em conclusão de Raniel, aos 15min da etapa final. O resultado na noite desta quarta-feira frustrou os torcedores, que compareceram ao estádio à espera de um triunfo que fizesse a equipe colar no Flamengo, primeiro colocado da competição, com 20 pontos. Por sua vez, o grupo celeste reclamou com o árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira a não marcação de dois pênaltis no lateral-direito Edilson e no atacante Raniel.
O tropeço em casa fez o Cruzeiro cair do segundo para o quarto lugar na Série A, com 17 pontos – um a menos que o vice-líder Sport, que soma 18, e em desvantagem no saldo de gols para o terceiro colocado Palmeiras (7 a 3). Nesta quinta-feira, a equipe descerá dois degraus na tabela caso Atlético e Fluminense vençam, respectivamente, América (Independência, às 21h) e Flamengo (Mané Garrincha, em Brasília, às 20h).
Na sequência do Brasileiro, o Cruzeiro terá dois compromissos longe de Belo Horizonte. No sábado, às 19h, enfrentará a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó. Na quarta-feira (13/6), às 19h30, pegará o Paraná na Vila Capanema, em Curitiba. Depois disso, a competição será interrompida por um mês, durante a realização da Copa (14 de junho a 15 de julho). O regresso da Raposa a BH será na 13ª rodada, em clássico com o América. A CBF ainda confirmará a data e o horário do confronto, que será realizado no Mineirão.
Já o Vasco ficou na 13ª posição, com 12 pontos. O jogo contra o Sport no sábado, às 19h, em São Januário, deverá marcar a reestreia do técnico Jorginho à frente do clube.
O jogo
Embalado em virtude das vitórias obtidas sobre Santos, Palmeiras e Ceará (todas por 1 a 0), o Cruzeiro teve na partida contra o Vasco uma boa chance para manter a ‘caça’ ao líder Flamengo. O técnico Mano Menezes fez poucas alterações na espinha dorsal da equipe. No meio-campo, Henrique entrou no lugar de Lucas Romero, que foi poupado por causa de um corte no pé. No ataque, Raniel substituiu o suspenso Rafinha. Apenas o regresso de Robinho na vaga de Bruno Silva ocorreu por opção do treinador.
O Cruzeiro registrou mais de 60% de posse de bola no primeiro tempo, mas não converteu o volume de jogo em gols. Aos 7min, Dedé cabeceou ao lado direito do goleiro Fernando Miguel. Aos 8min, foi a vez de Thiago Neves chutar por cima após assistência de Raniel. Aos 15min, o Vasco respondeu perigosamente: em cobrança de falta de Yago Pikachu, Fábio conseguiu desviar com a ponta dos dedos na bola, que explodiu no travessão.
Aos 21min, o lateral-esquerdo Egídio falhou bisonhamente ao tentar afastar a bola de três dedos no campo de defesa e acabou desarmado por Andrey, que carregou a redonda e chutou bonito no ângulo, sem chances para Fábio: 1 a 0. Literalmente, foi um ‘presente’ para o Vasco, que pouco pegava na bola e priorizava fechar os espaços para que o Cruzeiro não atacasse pelo meio. Tanto que a Raposa insistiu em cruzamentos malsucedidos e praticamente não preocupou Fernando Miguel.