Por conta das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que visam conscientizar, respectivamente, sobre o câncer de mama e o câncer de próstata, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promoverá, na próxima segunda-feira (21), aulas especiais de hidroginástica com alunos do UTC matriculados na modalidade.

A ação acontecerá no próprio UTC em dois horários diferentes, às 7h e às 17h, com participação de educadores físicos, que levarão aos alunos importantes informações a respeito da prevenção às duas doenças. A expectativa da Futel é reunir cerca de 100 pessoas no período da manhã e 200 à tarde.

Outubro Rosa e Novembro Azul

A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova Iorque, quando foi realizada a primeira “Corrida pela Cura”. No entanto, ela se popularizou em outras regiões dos Estados Unidos somente em 1997. No Brasil, a campanha foi realizada pela primeira vez em 2002. Desde então, todo o país conta com ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Realizada pela primeira vez na Austrália, em 2003, a campanha Novembro Azul tem o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, a ação começou oficialmente em 2012, com iniciativas desenvolvidas em todo o país.

“São datas de grande relevância e buscamos, por meio dessa iniciativa, conscientizar os nossos alunos a respeito da importância de tratar esses assuntos com seriedade, afinal, ações simples, como se alimentar bem e praticar exercícios, podem prevenir o câncer”, disse o diretor do UTC, Luiz Carlos Arantes.

Prefeitura de Uberlândia