(Imagem: Getty Images)

É fato que as crianças têm mais facilidade no aprendizado, porém para efetivamente acontecer o processo de ensino é preciso interação com os pais, amigos e conhecidos. É importante os pais se atentarem que por meio de jogos e brincadeiras os pequenos podem conseguir aprender novas palavras em outro idioma, desenvolver um novo hobby e até aprofundar em alguma matéria escolar.

Um fator importante é a idade: até os 4 anos de idade os pequenos não desenvolveram o hipocampo completamente, parte do cérebro responsável por “arquivar” e “lembrar” dados numéricos e palavras. Por isso não é necessário ficar preocupado com os filhos por não lembrarem do que aprenderam. A interação e a brincadeira valem muito mais.
Dos 4 aos 6 anos de idade já é um período excelente para brincar com as crianças com jogos em inglês, usar tablets, assistir desenhos em outro idioma e até a famosa brincadeira “gato-mia” falando em inglês. Isso porque até os 6 anos a criança consegue aprender diferentes idiomas de forma uniforme e o hipocampo já está totalmente formado.
Leiza Oliveira, CEO de uma rede de idiomas, tem dois filhos e apostou na tecnologia no ensino do inglês, dentro e fora da sala de aula. A empresária sempre se preocupa com a captação do inglês de forma lúdica e leve para as crianças.
Pensando nisso, Leiza, mostra 5 motivos para os pais brincarem em inglês nessas férias:

Vale brincar com as crianças com jogos de tabuleiro, tablets, app’s, jogo stop, enfim. O importante neste processo é elogiar os filhos e encorajá-los a não ter medo de errar palavras novas! Cada palavra de incentivo impulsiona a criança a querer ir bem na escola e no aprendizado. E o melhor de tudo: brincando.

É ótimo os pais brincarem com as crianças, mas o fator “superproteção” também atrapalha, pois o filhos ficam condicionados como devem aprender e organizar lições e até as brincadeiras. A sinergia entre pais, conhecidos e familiares só tem a agregar as crianças e a interação amplia a captação dos conhecimentos pelo hipocampo.

Esse é um dos fatores mais importantes da lista, pois cada pessoa tem uma forma de aprender e um “time” para isso. O excesso de conteúdo pode dispersar a atenção das crianças. Caso os seus filhos não tenham uma atenção durante períodos longos, quanto mais informação tenha que reter mais lhe vai custar a se concentrar. Aprender inglês pode ser leve e basta os pais brincarem em outro idioma. Vale jogar bola, pega- pega e ler antes dos pequenos dormirem.

A música interfere no cérebro tanto das crianças quanto dos adultos. Até o tempo passa diferente quando escutamos as canções que gostamos e que mexem com a gente.Logo, uma forma de aprender inglês sem perceber, é colocar músicas infantis nas brincadeiras do dia a dia. O cérebro possui uma capacidade limitada de recebimento de conteúdo, logo nossa atenção fica na música enquanto tomamos banho, por exemplo. É uma forma de aprender novas palavras.

É isso mesmo. Se você matriculou os seus filhos em uma escola letiva ou mesmo um curso de inglês extracurricular, se arrisque. A sua capacidade de aprendizado sempre existirá e as crianças podem lhe ajudar a crescer no idioma. As crianças se sentem tomadoras do conhecimento e esta partilha aumentará o laço de troca de experiência entre os pais e os filhos.

ABlab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *