O processo de aditamento dos contratos do novo Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, já começou e vai poder ser feito até 30 de novembro. Para quem não conhece, o aditamento é a renovação dos termos do financiamento.
No primeiro semestre deste ano, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do novo FIES e terão que fazer este aditamento. Quem precisar mudar alguma informação no contrato, como por exemplo trocar o fiador, deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Lembrando que o novo FIES está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda com os recursos dos bancos privados participantes.
Os aditamentos podem ser feitos pelo site Sifes Web até 30 de novembro.