A forte chuva que caiu em várias cidades do Triângulo Mineiro causou diversos transtornos e deixou em caos em pontos críticos das cidades de Prata e Uberaba, nesta sexta-feira, 28. O temporal durou cerca de duas horas, e foram mais de 150 mm de precipitação.

Em Prata várias ruas ficaram alagadas depois que os córregos que cortam a cidade transbordaram e passaram sobre todas as pontes do perímetro urbano. A Rua Presidente Antônio Carlos e a Avenida João Alberto Teodoro Andrade foram as mais atingidas. Carros foram arrastados pela forte enxurrada que se formou e partes de casas e muros de igreja e hotel desabaram.

Dezenas de casas e comércios foram foram alagados. Diversas pessoas ficaram ilhadas e foram resgatadas por policiais militares. Houve vários desabamentos e três pontes foram destruídas, bem como todo o asfalto de uma avenida foi arrancado. Essa avenida foi construída sobre um córrego que foi canalizado, a galeria não comportou o volume da água e transbordou.

Veículos caíram em crateras abertas nas ruas. A água invadiu casas e destruiu os móveis e pertences de várias famílias que ficaram desabrigadas. Os Policiais militares tiveram que remover, até mesmo à força, pessoas em áreas de risco, que não queriam deixar suas casas.

Entre estes registros, a Polícia Militar um homem do meio da correnteza e uma criança que estava sozinha em casa foi resgatada com o cachorro da família, ambos na Avenida João Alberto.

Já no beco da Avenida o socorro foi a uma senhora que estava sozinha, desnorteada após ter inalado muito gás de cozinha e com a enxurrada pela cintura, dentro de casa. Segundo os militares ela estava presa no sofá. A polícia desligou a energia, retirou o botijão de gás e resgatou a vítima sem ferimentos. Ela ficou ilhada depois que o muro dos fundos foi arrastado pela correnteza, o que provocou alagamento e bloqueou todas as saídas da residência.

Há registros de rompimentos também nas rodovias que cortam o município e o trânsito chegou a ser interrompido. Muitas árvores caíram e obstruíram ruas na cidade. Até o momento não há registro de pessoas desaparecidas.

A chuva ainda continua e a previsão é que se estenda por todo final de semana.

Pedido de Doações

Devido aos estragos das chuvas, a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Promoção Humana da Prefeitura de Prata disponibilizou o Poliesportivo para abrigar os necessitados. Quem tiver disponibilidade de doar roupas de cama, colchões e alimentos, basta levar até o local.

A Secretária também pede doações da população pratense de roupas, alimentos, colchões, calçados, etc.

 

V9 recebeu diversos vídeos da situação caótica na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *