Acontece na noite desta quarta-feira, 28, uma solenidade de entrega das escrituras de imóveis do Bairro Luizote de Freitas. Em torno de 180 famílias devem ser beneficiadas com a medida.
A costureira Joana Darc mora no bairro há 35 anos e será uma das contempladas. Ela terminou de pagar as prestações de sua casa 10 anos atrás, mas até hoje, não conseguiu a escritura do imóvel.
“Muito ansiosa pra pegar essa escritura, mas graça a Deus, chegou. Já fui muitas vezes pedir a escritura, com os papéis tudo em ordem, mas não saia. Mas graça a Deus, esse mutirão ajudou muito”, disse.
Esse mutirão citado pela costureira aconteceu no mês de abril, justamente com o intuito de regularizar a situação de famílias que estavam com o processo parado para conseguir a escritura. A iniciativa foi uma parceria entre Cohab, Ministério Público, Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e a associação de moradores do bairro.
Alessandro Marques, presidente da Cohab, explicou que os moradores passaram pelo chamado pré-processo, que oferece a possibilidade de regularização dos imóveis sem qualquer tipo de custo.
“A grande vantagem do pré-processo é você evitar a judicialização. Tratamos de várias situações de herdeiros, inadimplência, contratos de gaveta. Temos hoje, no Luizote, mais de 4 mil famílias que residem em unidades habitacionais da Cohab”, disse.
Marques também afirmou complementou que novos mutirões devem ocorrer em breve. Gilberto Rezende, presidente da associação de moradores do Luizote de Freitas, afirmou que um novo mutirão deve acontecer no início de 2019.
“Os moradores que queiram regularizar suas escrituras, nos procurem na associação ou até a própria Cohab pra gente ta viabilizando tudo isso pro ano seguinte”, disse.
Em torno de 2 mil famílias do bairro ainda precisam regularizar a situação de seus imóveis.
Informações: Rodrigo Silva