Um incêndio que começou por volta de 15h45 do dia 06, a partir de uma descarga elétrica (raio), que atingiu um tanque de armazenamento de etanol, em Usina Sucroalcooleira, na cidade de Ituiutaba, entra no terceiro dia. Segundo informações de testemunhas, o raio atingiu a parte superior do recipiente de armazenamento, causando um estrondo que foi ouvido a uma distância considerável. Com isso, o etanol armazenado começou a vazar e se incendiar.

Em continuidade às ações de combate ao incêndio no combustível, que trata-se de Etanol Hidratado, com concentração de 93,8% de etanol, Bombeiros de Araguari, Uberlândia e Ituiutaba trabalham em esquema de revezamento. O volume inicial do reagente era de aproximadamente 20.000.000 (vinte milhões) de litros de Etanol.

Conforme avaliação da operação, 78% do volume do etanol foi consumido no processo de combustão, permanecendo na reação 22% do volume inicial, ou seja, aproximadamente 4.400.000 (quatro milhões e quatrocentos mil) litros de Etanol.

Nas últimas 24 horas, houve no local uma chuva de 65 milímetros e uma operação do CBMMG com a utilização de LGE (líquido gerador de espuma), os quais aliados a outros fatores climáticos, reduziram a velocidade da reação, o processo de combustão do sistema.

Isso ocorreu, conforme coleta e análise laboratorial realizada do Etanol, devido a concentração dos reagentes, os quais reduziu para 83,8% a concentração de etanol.

O sistema se normalizou e a combustão acontece de maneira controlada, com o Incêndio restrito a um tanque de combustível.

Análises laboratoriais dos reagentes estão sendo realizadas. A ocorrência está com 60 horas de duração.

Devido a ocorrência ser na zona rural, distante 28 Km da cidade de Ituiutaba, o contato telefônico no local é prejudicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *