Um estrondo vindo da unidade da Usiminas no início da tarde desta sexta-feira, 10, assustou a população da cidade de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro. A usina confirmou por meio de nota de sua assessoria de comunicação que houve uma explosão em um gasômetro da aciaria. A fumaça da fábrica, que fica no centro do município, pôde ser vista de diferentes pontos e vários internautas multiplicaram imagens pelas redes sociais.
Até as 14h não havia registro de vítimas, mas toda a área de risco da usina foi esvaziada. A equipe de brigadistas da empresa e o Corpo de Bombeiros estão atuando no local. A canalização de gás já foi bloqueada e não há vazamento.
Escolas e comércios da cidade foram fechados. Ninguém morreu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 pessoas foram conduzidas a hospitais da cidade, sendo que nenhuma está em estado grave. As vítimas prestavam serviço ou eram funcionários da empresa.
Não se sabe ainda as causas do acidente. Não houve a necessidade de evacuação dos bairros próximos à empresa, já que não há vazamento de gás. Uma equipe de brigadistas já debelou as chamas e realizou o resfriamento de todas as estruturas próximas ao local.
O governador Fernando Pimentel determinou o deslocamento de uma equipe do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para uma avaliação sobre a situação e adotar as providências necessárias.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está em contato com as autoridades de saúde do município e já colocou à disposição toda a estrutura necessária para o atendimento de feridos, seguindo determinação do governador de Minas Gerais. As forças de segurança pública, de Meio Ambiente e de Saúde do Governo do Estado permanecerão mobilizadas, realizando ações de monitoramento de toda a situação.
A fábrica está fechada e as atividades no local somente serão retomadas após liberação pelo Corpo de Bombeiros. Informamos, por fim, que a unidade da Usiminas em Ipatinga possui Licença de Operação para siderurgia e elaboração de produtos siderúrgicos devidamente vigente junto à Semad.
Leia também:
Homem morre ao dar manutenção em equipamento na Usiminas
Um homem morreu na última quarta-feira, 8, enquanto prestava serviços de manutenção em equipamento de despoeiramento da Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço. Luís Fernando Pereira tinha 38 anos, era casado e tinha três filhos.
Em nota, a empresa lamentou o ocorrido. “Neste momento tão difícil, a Usiminas lamenta o ocorrido e presta toda sua solidariedade e assistência aos familiares, amigos e colegas do Luis Fernando. Reforçamos, diante desta triste notícia, o compromisso de todos com a segurança e a necessidade de nos empenharmos ainda mais na busca pelo zero acidente.”