Morreu em Belo Horizonte o cão-bombeiro Thor, da raça border collie, que trabalhou desde janeiro deste ano nas buscas pelos corpos das vítimas da tragédia em Brumadinho-MG. Ele tinha 5 anos e 2 meses de idade e foi acometido com uma pancreatite e quadro grave de leishmaniose.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou a morte do cãozinho na noite desta segunda-feira, 28. Ele fazia parte da equipe de busca, resgate e salvamento da corporação.
Além de Brumadinho, Thor também atuou nas buscas pelas vítimas da tragédia da Val em Mariana-MG, em novembro de 2015. Ele ainda auxiliou nos trabalhos durante o desaparecimento do esportista francês no pico do Marins, em maio de 2018, e no desabamento de edificações no Bairro Mantiqueira, em BH.
De acordo com os bombeiros, Thor era referência nacional na localização de pessoas desaparecidas.
Ele fazia tratamento médico-veterinário desde os primeiros sintomas das doenças, mas teve uma ruptura do intestino delgado devido ao aparecimento de um corpo estranho, o que gerou hemorragia. A morte ocorreu no sábado, 26 e o cão será cremado em cerimônia fechada.