O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, expediu uma recomendação a fornecedores, varejistas e atacadistas do estado para que não promovam a elevação de preço dos alimentos sem justa causa.

O MPMG orienta que a precificação de mercadorias seja adotada de modo a evitaro aumento injustificado além dos praticados antes do desabastecimento.

O MPMG apurou que atacadistas estavam elevando os preços de alimentos e mercadorias a valores exorbitantes, se aproveitando da greve dos caminhoneiros. O MP também lembra que o aumento injustificado caracteriza infração do Código de Defesa do Consumidor.