Guto Braga (esq.) e Clauber Lourenço, durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira. Imagem: Alexandre Soares/TV Vitoriosa

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 28, a diretoria do Praia Clube informou que vários macacos foram encontrados mortos dentro das dependências do clube desde a última semana. E anunciou uma série de medidas preventivas para seus associados, colaboradores e moradores do entorno.

Clauber Lourenço, coordenador da rede de urgência e emergência da Secretaria de Saúde, informou que na última semana, 12 macacos foram encontrados mortos dentro do bosque do clube. Os animais já foram encaminhados para análise para verificar as causas exatas de suas mortes.

“Da semana passada pra cá, foram encontrados alguns macacos, um total de 12 foram encontrados na região da mata. Destes 12, 11 tinham condições técnicas de fazer o envio pra fazer a verificação da causa de morte desses macacos. Ontem, esses macacos já foram enviados ao estado”, disse.

Como existe a suspeita de que os animais tenham morrido em decorrência de febre amarela, o Praia Clube decidiu tomar uma série de medidas preventivas. Entre elas, estão:

1) Isolamento da área do bosque do clube

2) Associados, colaboradores frequentadores precisam estar vacinados contra a febre amarela há mais de 10 dias para frequentar as dependências do clube, mediante comprovação do cartão de vacinação. Caso a pessoa tome a vacina no presente momento, precisará aguardar 10 dias para entrar no local

3) Instalação de um posto de vacinação na Praça Primo Crosara para a imunização de associados, colaboradores e moradores do entorno, que terá o apoio de equipes da Prefeitura de Uberlândia

Lourenço explicou que esse posto de vacinação já entrará em funcionamento a partir desta quarta-feira, 29, e atenderá a população, associados e colaboradores do Praia Clube durante todo o dia. E também pediu que ninguém mate macacos encontrados no entorno do local, já que os animais também são vítimas como os seres humanos.

“Ele (macaco) é tão vítima quanto nós. O macaco é um portador e é o mosquito que faz isso. Infelizmente, saem matando macacos, ele é tão vítima quanto os humanos, ele não é capaz de transmitir, de forma nenhuma, a febre amarela”, afirmou.

Guto Braga, presidente do Praia Clube, reforçou o caráter preventivo dessas medidas para garantir a segurança de associados e colaboradores.

“Gostaria de falar da responsabilidade do Praia Clube em ser transparente em um tema tão sensível. E nós queremos preservar a integridade dos nossos associados, dos nossos colaboradores, do entorno do Praia, dos terceirizados que vem prestar seu serviço. Então, temos que deixar o foco que o Praia está seguindo o protocolo que o caso exige”, disse.

Por conta da medida, Braga também explicou que competições previstas para ocorrer dentro das dependências do Praia Clube devem ser transferidas para outras praças esportivas. Caso não seja possível fazer isso, elas devem ser adiadas.

Você confere a reportagem sobre o caso no programa Manhã Vitoriosa desta quarta-feira, 29, às 11h15 da manhã.

Informações: Lourival Santos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *