A Prefeitura de Uberlândia realizou, na manhã desta quarta-feira, 25, parte da demolição da estrutura da Escola Estadual Alda Mota Batista, no Bairro Tubalina. O local foi atingido por um incêndio de grandes proporções na madrugada do dia 16 de julho.

A Defesa Civil de Uberlândia foi a primeira a chegar ao local. Ela ficou responsável por certificar que não havia ninguém no interior da escola para que o trabalho de demolição pudesse ser realizado.

Mais tarde, máquinas da prefeitura chegaram até o local para iniciar os trabalhos de demolição. Foram derrubadas apenas as estruturas que apresentavam risco de queda, como as paredes exteriores da escola estadual.

De acordo com a Defesa Civil, a Superintendência Regional de Ensino (SER) será notificada para terminar o serviço de demolição e realizar a limpeza dos escombros.

“As demais dependências são obrigação do estado. Nós vamos notificar a Superintendência Regional de Ensino para que eles promovam o mais rápido possível a limpeza da área e o restante da demolição das dependências. E se for o caso, ou reforma. Vai depender do que eles decidirem”, explicou o Capitão Afonso, da Defesa Civil.

Mesmo com apenas parte do trabalho realizado, ele já traz um pouco de alívio para os moradores do entorno da escola, que já haviam reclamado diversas vezes de vários problemas causados pelo abandono da estrutura.

“Depois (que a escola) mudou-se daí, ficou abandonada, muitas pessoas procuravam o lugar para abrigo, para dormir. O problema é o seguinte: não é bem as pessoas que incomodavam a gente, são os animais peçonhentos. Escorpião, barata, rato, direto transitando e entrando na casa da gente”, disse um professor aposentado.

Incêndio atinge prédio de escola desativada no Bairro Tubalina

Bombeiros afirmam que estrutura de escola incendiada está comprometida e moradores relatam problemas

Laudo da Defesa Civil condena estrutura de escola estadual atingida por incêndio e recomenda sua demolição

Informações: Carlos Vilela