Comercialização de produtos da agricultura familiar, Shopping Gir Leiteiro, palestras e encontros técnicos são alguns dos eventos promovidos pelo sistema estadual da Agricultura

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em um trabalho integrado com as instituições vinculadas, Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participa da 87ª edição da Expozebu, que começa neste sábado (30/4), no Parque de Exposição Fernando Costa, em Uberaba.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Expozebu é uma das principais feiras pecuárias do país e a mais importante da raça zebuína no mundo. Parceiro histórico da ABCZ, não apenas na realização do evento, mas em todos os programas e ações voltados para o desenvolvimento da pecuária bovina na região, o Governo de Minas participa de várias atividades dentro da programação, por meio da Secretaria de Agricultura e dos órgãos vinculados.

Shopping Gir Leiteiro

Uma das atrações é o 6º Shopping Gir Leiteiro, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Com 65 anos de tradição em genética Gir Leiteiro, as pesquisas da empresa, desenvolvidas no Triângulo Mineiro, estão voltadas para as áreas reprodutivas, de produção e qualidade de leite, manejo de ordenha, nutrição e sanidade, sempre com foco na diminuição dos custos de produção.

O tradicional leilão da empresa ocorrerá nos formatos virtual e presencial com mais de 50 lotes para leilão. Neste ano, estarão disponíveis matrizes (vacas), novilhas, touros, lotes com doses de sêmen e lotes com embriões sexados de fêmeas de alto valor genético. Todos os animais obtêm testes negativos para brucelose e tuberculose.

Além disso, os touros são positivados em testes andrológicos. A novidade deste ano será a venda inédita de oócitos para produção de embriões. Oócito é o nome da célula que se divide e dá origem ao óvulo.

Etapas do leilão

A 6ª edição do Shopping Gir Leiteiro vai ocorrer em três etapas. A primeira corresponde à apreciação dos lotes de maneira virtual ou presencial. Os interessados terão entre os dias 2 e 6 de maio, das 8h às 16h, para fazer as visitas presenciais, previamente agendadas, ao Campo Experimental Getúlio Vargas (CEGT) da Epamig em Uberaba.

Em seguida, será preciso enviar as propostas em formulário específico, conforme o edital, a partir do dia 4 de maio até as 15h do dia 6/5. As propostas poderão ser entregues em envelope lacrado no CEGT, em Uberaba, ou enviadas para o e-mail girleiteiro@epamig.br ou para o WhatsApp (34) 3317-7600.

A última etapa consiste nas aberturas e análises das propostas. Os processos serão realizados todos os dias, entre 4 e 6 de maio, a partir das 15h30. Todo o processo será gravado para, posteriormente, ser disponibilizado no site da Epamig para conferência. “A expectativa é que o 6º Shopping Gir Leiteiro repita o sucesso das últimas edições”, afirma o responsável técnico pelo rebanho da Epamig em Uberaba, Hebert Filho.

Feira da Gastronomia

A Emater-MG é uma das instituições que atuam na organização da Feira da Gastronomia, além de dar assistência aos agricultores familiares que vão expor seus produtos.

Segundo o gerente regional da empresa em Uberaba, Diego Cesar Veloso Rezende, o objetivo da feira é valorizar a culinária mineira, um patrimônio a ser preservado. “Nesta edição, estão confirmados 70 produtores. Desse total, 31 são agricultores familiares que têm assistência técnica da empresa”, detalha.

Queijos artesanais, mel, cachaça, defumados, artesanato, geleias e quitandas são alguns dos produtos oferecidos pela agricultura familiar. Cafés e azeites produzidos com a tecnologia da Epamig também serão comercializados no estande da empresa.

Já no estande montado dentro da Feira da Gastronomia, técnicos do sistema estadual da Agricultura estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes sobre diversos temas da produção agropecuária de Minas Gerais e divulgar outras ações e programas desenvolvidos pelo Governo de Minas.

Encontros Técnicos

A Emater-MG vai promover um ‘Dia de Campo’, que abordará o tema “Integração, Lavoura, Pecuária e floresta (ILPF)”, na Fazenda Experimental Orestes Prata Tiber. No encontro, serão apresentadas novas cultivares de gramíneas e sua utilização.

No dia 3 de maio, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza, em parceria com o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), o Seminário de Defesa Agropecuária Integrada.

O objetivo é instruir agentes da iniciativa privada sobre ações de vigilância sanitária que podem ser desenvolvidas durante suas atividades, além de requisitos legais e normativos que devem ser cumpridos, de forma que eles possam orientar os produtores rurais.

No mesmo dia, o IMA promove uma palestra sobre o Selo Arte, que habilita para a comercialização do produto artesanal de origem animal em todo o país. “Atualmente, Minas Gerais é o estado com o maior número de estabelecimentos com Selo Arte no país.

Ele confere qualidade ao produto, com obrigações de qualidade dentro do processo produtivo, desde o momento da obtenção da matéria-prima até a expedição do produto final”, explica o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA, André Duch.

Durante a Expozebu, o IMA ainda atua na execução das políticas públicas que garantem a segurança e a defesa sanitária de todos os animais presentes no evento