Um adolescente de 16 anos foi detido pela Polícia Militar (PM) de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, após circular na cidade um vídeo em que ele aparece ameaçando invadir a Escola Estadual Clertan Moreira do Vale. Ele teria colocado o vídeo nas redes sociais dizendo que cometeria um massacre semelhante ao da Escola Raul Brasil, em Suzano-SP.

O menor já tem passagens policiais, tendo sido apreendido por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, lesão corporal entre outras. “Ele tem uma ficha extensa pela idade”, disse a PM.

De acordo com o policial responsável pela ocorrência, o menor não se pronunciou sobre o caso, mantendo-se no direito de ficar calado.

O suspeito foi levado para o presídio da cidade, onde passará cinco dias cumprindo medida socioeducativa, que é o previsto por lei. “A juíza da comarca está organizando um local adequado para ele cumprir uma pena maior, uma internação em um município onde oferece condições para isso.”

Nós conversamos com a mãe do adolescente. Ela disse estar revoltada com a situação, pois não recebeu informações sobre e o filho alega não ter feito nada. Ela mora em frente à escola alvo do vídeo.

“Apesar de todos os delitos que ele cometeu, tem que ter uma justificativa pra isso que aconteceu: levou para o pelotão, levou para o presídio, não deu satisfação nenhuma dele, quer levar ele pro Cesu e nós não queremos. Nós estamos arrumando uma clínica pra tirar ele de lá. Ele é ‘de menor’ e tá no presídio. Então eu queria um direito de resposta, pra saber o que tá acontecendo, o que eu posso fazer, os direitos que eu tenho”, disse a avó.

O caso está sendo investigado.

André Silva