A Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Bairro Aclimação, zona leste de Uberlândia, foi alvo de furto nesta quarta-feira, 14. Ainda não se sabe o porque de o alarme de segurança não ter funcionado durante a ação criminosa.
A unidade, que atende cerca de 100 pessoas por dia, está com um cartaz de aviso indicando que nenhum paciente será atendido essa quarta-feira, 14. O motivo é a falta de equipamentos, já que muitos foram levados pelos criminosos.
Segundo a Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus), foram roubados aparelhos sonar, laringoscópio, medidor de pressão, glicosímetro, estetoscópio, dois otoscópios, seis computadores, três impressoras e uma TV.
Nossa equipe esteve no local e encontrou com uma pessoa que conseguiu encontrar alegria em meio a esta situação. Uma criança, que foi até a UBSF para receber a vacina contra febre amarela, disse ter ficado feliz por voltar pra casa sem ser vacinado. A mãe do garoto, Kelle Pereira, diz que precisava atualizar o cartão de vacinas para que o filho fosse matriculado na escola.
Em nota, a Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) informou que, o atendimento de hoje está suspenso para reorganização. Os pacientes marcados para quinta-feira, 15, serão atendidos, porém com limitações, sendo que o registro de atendimento será feito manualmente.
A unidade possui alarme e a Secretaria de Saúde está verificando junto à prestadora de serviço a respeito do monitoramento.
Informações por Vinícius Lemos