A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) resgatou um cachorro em situação de maus tratos na manhã desta sexta-feira, 29, na zona rural de Ipiaçu-MG. Uma ave silvestre também foi encontrada com o suspeito, mas o animal tinha sinais de domesticação e foi deixado com o dono.
Os agentes foram até a casa do suspeito após receberem denúncias de maus tratos a animais. Eles constataram que havia um cachorro de médio porte com extrema magreza, mau cheiro, água e comida precárias, além de um ferimento no pescoço.
O dono do bichinho não não apresentou nenhum documento que comprovasse o atendimento e acompanhamento do cachorro por um veterinário. O animal foi resgatado e levado para o Centro de Controle de Zoonoses. No local também foi encontrado um papagaio de uma espécie que é ilegal manter. Por sinais de domesticação, a ave foi deixada na casa.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para delegacia. Vale lembrar que o crime de maus tratos está previsto no artigo 32, §1°-A, da Lei nº 9.605/98, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Como medida administrativa pelas infrações foi aplicada autuação no valor de R$ 13.015, 20.
O Ministério Público Estadual será comunicado.