Na tarde desta sexta-feira, 17, um incêndio florestal de grandes proporções foi registrado na zona rural de Ituiutaba. As chamas atingiram aproximadamente 400 hectares no total e a fumaça foi avistada a 15 quilômetros.
Ao chegarem no local, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) deparou com o incêndio parcialmente controlado. De acordo com a apuração inicial, as chamas queimaram aproximadamente 200 hectares de cultivo de cana de açúcar e mais de 200 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) com cerrado e pastagem. No total, foi uma área com média de 400 campos de futebol destruídos. A mensuração exata será feita assim que o fogo for debelado.
O combate ao fogo contou com apoio da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros (CB) e brigadistas da empresa que planta cana de açúcar no local.
Policiais estão trabalhando para descobrir o que e quem causou o incêndio. Testemunhas informaram que tudo começou em uma estrada vicinal, mas com o vento forte, o fogo se alastrou rápido para outras áreas.
Vale lembrar que provocar incêndio florestal é crime ambiental com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos e multa, conforme artigo 41 da Lei nº 9.605/98. Além disso, o responsável está sujeito às penalidades administrativas e a obrigação de reparar o dano ambiental.