Empoderar os adolescentes para a política, sobretudo para o legislativo e ajudá-los a compreender como, na prática, atuam os vereadores: esses são os principais objetivos do projeto Parlamento Jovem.

Em Uberlândia, quem está à frente do projeto é a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, que com o apoio da universidade PUC Minas Uberlândia, fará durante todo o ano ações com alunos da rede pública afim de provocar neles a atitude de propor leis relacionadas ao tema “Violência contra a mulher”.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Wesley Freitas, apoiadores do programa fazem toda a diferença e viabilizam o sucesso do trabalho dos alunos. “Sem esse apoio da PUC Minas em âmbito municipal e estadual, o projeto não aconteceria. A instituição tem ‘know-how’ para esse tipo de ação social que dá abertura para a sociedade, no caso, os jovens de escolas públicas poderão falar sobre legislação e também criarão a cultura de entender sobre como é feita uma lei e como ela é colocada em prática. Isso enriquece e muito o projeto”, afirma.

O pró-reitor da PUC Minas Uberlândia, Carlos Henrique Paixão, acredita que a importância do Parlamento Jovem vai além de simplesmente ofertar conhecimento aos jovens. “O mais importante é despertar a cidadania como grande valor no sentido de poder, de certa forma, contribuir com uma sociedade melhor. A partir do momento que o jovem toma conhecimento sobre como funciona o legislativo, ele desenvolve a criticidade frente aos problemas da sociedade, permitindo a ele o exercício da propositura de leis para benefício da mesma”, diz.

A abertura oficial da etapa 2018 acontece no dia 14 de março às 14h no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia.