Cenário eleitoral pouco muda. Grau de interesse nas eleições aumenta e encosta nos 80%
Candidato do PT e PL oscilam e pouco mudam em pesquisa na FSB, mostrando que atos de 7 de Setembro não tiveram efeito | Reprodução/Redes sociais
A pesquisa divulgada pelo Instituto FSB nesta 2ª feira (12.set) mostra o ex-presidente Lula (PT) com 41% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mostrando que o cenário pouco se alterou após os eventos de 7 de Setembro. Ambos oscilaram dentro da margem de erro.
A diferença entre os dois foi para 6 pontos percentuais, a menor taxa da série histórica iniciada no fim de março. No levantamento anterior do instituto, no cenário estimulado, quando o entrevistado recebe uma lista e indica em qual dos nomes apresentados tem a intenção de votar, Lula tinha 42% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 34%.
Além disso, Ciro Gomes (PDT), passou de 8% para 9% e Simone Tebet (MDB) passou de 6% para 7%. Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União) e outros candidatos têm 1%. Já 3% responderam nenhum candidato, 2% para branco e nulo e 1% não sabem ou não responderam a pesquisa.
Possibilidade de segundo turno
Outro mostra que a soma as oscilações positivas de Bolsonaro, Ciro e Tebet, com os resultados sem Lula, dá 53%, 12 pontos percentuais a mais do que o ex-presidente petista.
Antes, há três semanas, Lula tinha 49%, recuou para 46% há duas semanas, e agora neste levantamento, passa para 44%. Com isso, há possibilidade de um 2º turno na eleição presidencial.
Lula mantém vantagem no 2º turno
Diferente do cenário mais apertado no 1º turno, a pesquisa da FSB mostra que o candidato do PT manteve a vantagem de 13 pontos percentuais em relação a Bolsonaro. Tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram 2 pontos para baixo e, neste momento, o petista tem 51% e o candidato do PL tem 38%.
No cenário de rejeição, houve pouca mudança, mantendo a estabilidade dos dois principais candidatos. Bolsonaro foi de 55% para 56% e Lula de 46% para 47%
Cresce o grau de interesse pelas eleições
Além disso, o grau de interesse do público sobre as eleições vem aumentando com a aproximação da data do pleito. Cerca de 79% dos pesquisados mostraram estar “muito interessado”, “interessado” e “mais ou menos interessado” contra 18% que apresenta pouco/nenhum interesse ou que não sabem ou não responderam a pesquisa.
Margem de erro e nível de confiança
Foram entrevistados 2.000 eleitores, por telefone, entre os dias 09 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06321/2022.