O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira o calendário do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), contendo as datas mais importantes do primeiro semestre para quem quiser se candidatar. Além disso, o programa contará com mudança nas regras a partir de 2020.

As inscrições do FIES vão do dia 5 a 12 de fevereiro, com o resultado saindo no dia 26 do mesmo mês. A pré-seleção da lista de espera começa logo após, no dia 28, e vai até 31 de março.

O programa deverá ser reduzido. Estão previstas 100 mil vagas para 2020 e 54 mil vagas em 2021 e 2022. Ainda, a partir de 2020 terão novas regras, que incluem uma seleção mais rígida. Agora será exigida uma nota mínima de 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quando antes bastava ao candidato não zerar a redação. Também é preciso tirar nota média mínima de 450 pontos no resultado final das provas.

A transferência entre cursos também foi dificultada. Agora essa mudança só poderá ocorrer se o estudante tiver o resultado igual ou superior à nota de corte do curso que deseja.

SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *