Nesta terça-feira, 1º, o posicionamento do vereador e presidente da Câmera de Lagamar, Antônio Borges, chamou atenção. Ele se recusou a usar máscara de proteção durante uma sessão, mesmo com o alto índice de casos de Covid-19 no estado. O fato foi registrado em vídeo por pessoas que estavam no local.
Em uma sessão em que todos os parlamentares utilizavam máscaras de proteção, o presidente da Casa foi alertado por um dos participantes para que colocasse o item. Ele se negou e disse que quando todos saíssem daquele ambiente iriam tirar a máscara, por isso, não via motivo para colocá-la. “Eu não vou usar a máscara. Se quiser me prendam e me tirem dessa Casa. Me respeitem porque eu sou o presidente”, afirmou Antônio.
No final da reunião, o vereador disse ainda que acredita que o uso do item de proteção pode ser prejudicial a saúde. Esse tipo de afirmação se tornou comum após uma fake news ser espalhada dizendo que o uso de máscara poderia deixar o sangue mais ácido. O Ministério da Saúde já esclareceu o assunto e disse que não há embasamento técnico-científico que comprove um possível dano causado pelo produto.
O V9 entrou em contato com o presidente da Casa e aguarda posicionamento. Em nota, a assessoria da Câmara de Lagamar informou que segue as recomendações das autoridades sanitárias e que o teor do pronunciamento do parlamentar será revisto para as próximas reuniões.
Coronavírus – Número de casos
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o município de Lagamar tem 73 infectados pela doença e 66 pacientes que conseguiram se recuperar. Até o momento nenhuma morte foi registrada.