Nova meta do governo federal é construir dois milhões de moradias até 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar, na tarde desta terça (14.fev), na Bahia, a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que tem como meta construir, até 2026, dois milhões de moradias.

O mandatário está em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, para a entrega de 2.745 unidades habitacionais. Lá, além da entrega de 684 unidades em dois conjuntos habitacionais, ele também vai divulgar o retorno da Faixa 1 ao novo Minha Casa, Minha Vida, voltada para famílias com renda de até R$ 2.640,00. O governo pretende que esse público corresponda a 50% das unidades financiadas e subsidiadas.

No mesmo evento, Lula vai anunciar a retomada das obras de 5.562 unidades habitacionais em cinco municípios. Três deles estão no nordeste: Rio Largo, em Alagoas (609); Chapadinha, no Maranhão (868) e Imperatriz, também no Maranhão (2837). Em Belém (PA), norte do país, são 1008. Em Governador Valadares (MG), no sudeste, 240 unidades.

Ao todo, o governo federal afirma que dará continuidade ou retomada nas obras de 186,7 mil moradias em todo o Brasil.

O evento será em Santo Amaro (BA), mas também ocorre de forma simultânea em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO).

Além do presidente Lula, estarão presentes em Santo Amaro (BA) o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Nas outras cidades, outros ministros também marcarão presença. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em Lauro de Freitas (BA). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participará do evento em Contagem (MG). A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participará em Aparecida de Goiânia (GO) e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, estará em João Pessoa (PB).

As unidades entregues pelo presidente, nesta terça, estão localizadas em 9 municípios diferentes: Santo Amaro, Bahia; Salvador, Bahia; Lauro de Freitas, Bahia; Aparecida de Goiânia, Goiás; Luziânia, Goiás; Contagem, Minas Gerais; João Pessoa, Paraíba; Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco; e Cornélio Procópio, Paraná. O investimento foi de mais de R$ 206,9 milhões.