A 35ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica na área rural de Uberlândia passou neste sábado (6) pelos distritos de Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Chácaras Jockey Camping. Com os cerca de 500 cães e gatos vacinados hoje, a ação já imunizou aproximadamente 6,5 mil animais, de um total de 12 mil que a cobertura espera atingir. A campanha seguirá até o dia 26 de julho.

Moradora do distrito de Martinésia, a diarista Ivone Arantes destacou a importância da vacinação antirrábica para a saúde dos animais e dos seres humanos. “Não é brincadeira. A gente tem que se preocupar e atualizar sempre essa vacina. Ainda mais com essa comodidade, já que os agentes vêm até a casa da gente”, disse.

Já aposentado Vivaldo Antônio da Silva também fez campanha, incentivando a todos que têm animais a vacinarem os animais. “Esses bichos são nossos companheiros, então, nada mais justo que nos preocuparmos também com a saúde deles”, ressaltou.

Para efetividade da Campanha, o supervisor do Programa de Controle da Raiva, Leonardo Cardoso, pede que os moradores contribuam com o trabalho, deixando as porteiras abertas. “É uma situação que acontece e atrapalha. Ressalto que essa é uma ação muito importante não só para a saúde dos animais, já que a doença é transmitida para os seres humanos. Por isso, os produtores rurais que não estiverem em domicílio durante a visitação devem procurar os postos permanentes do Centro de Controle de Zoonoses ou do Hospital Veterinário da UFU”, explicou.

Prevenção

As principais formas de transmissão da raiva são por mordidas, arranhões e secreções de seres contaminados. A doença atinge principalmente o sistema nervoso central de animais infectados pelo vírus transmissor, provocando agressividade repentina e dificuldade em ingerir alimentos ou água.

Por se tratar de uma enfermidade que não tem cura, a morte acontece em até 7 dias após a manifestação dos sintomas. O trabalho permanente do Programa de Controle da Raiva deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença. Por isso, a prevenção é fundamental, e a vacinação é melhor forma de fortalecer este combate.  “Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação”, lembrou Leonardo Cardoso.

Informações sobre a vacina e locais em que as equipes estão trabalhando podem ser obtidas pelo telefone: (34) 3213-1470.

Prefeitura de Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *