As empresas de transporte de ônibus de Uberlândia serão obrigadas a fornecer álcool gel para os passageiros. Na manhã desta quinta-feira, 09, os vereadores derrubaram o veto do Executivo sobre o projeto. Foram 15 votos a nove, com duas ausências.
Em sua defesa do veto o prefeito Odelmo Leão argumentou que a proposição geraria aumento dos custos das empresas. Ele ainda afirmou que este valor deveria ser repassado aos usuários no valor da tarifa de ônibus.
A TV Vitoriosa recebeu desde o início da pandemia do novo coronavírus diversos vídeos e imagens dos ônibus e terminais lotados. Lembrando que uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é evitar aglomerações, mas em Uberlândia foram reduzidos os horários das linhas de ônibus, o que gerou ainda mais aglomeração.
A lei será promulgada pelo presidente da Câmara. As empresas do transporte terão 10 dias, após a publicação, para se adequarem à determinação.
Em nota, a Associação das Empresas do Transporte Coletivo de Uberlândia (Ubertrans) informou que o álcool em gel já é disponibilizado em toda a frota há 60 dias.