Atual chefe do Executivo aparece à frente do petista no estado; Ciro Gomes é o terceiro, com 5,4%

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado neste sábado (28.mai) aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto no estado de São Paulo.

Na pesquisa, Bolsonaro aparece com 39,1% das intenções de voto dos paulistas, contra 35% de Lula. Ciro Gomes é o terceiro, com 5,4%. O ex-governador João Doria (PSDB) aparece com 3,9%. O tucano retirou sua pré-candidatura ao Planalto, mas a desistência ocorreu após o início da coleta dos dados do levantamento.

André Janones (Avante) tem 1,1%, assim como Simone Tebet (MDB). Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 0,6%. José Maria Eymael (Democracia Cristã) tem 0,3%; Felipe D’Avila (Novo), 0,2% e Luciano Bivar (União Brasil), 0,0%.

Potencial de voto

A pesquisa ainda mediu o potencial eleitoral dos pré-candidatos. Bolsonaro tem o maior percentual de eleitores que “com certeza” votariam nele para presidente: 30,4%, enquanto Lula tem 25,3%, Ciro Gomes, 2,3% e João Doria, 2,2%.

João Doria aparece com a maior rejeição, tendo 71,9% do eleitorado que “não votaria nele de jeito nenhum para presidente”. Ciro Gomes é o segundo, com 55,1%, seguido por Bolsonaro (50,9%) e Lula (49,8%).

O instituto ouviu, presencialmente, 1.880 pessoas em 76 municípios do estado de São Paulo, no período de 22 a 26 de maio. A margem é de 2,3% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06924/2022.