
Alguns pais e alunos das escolas da zona rural de Prata questionam a situação de muitas das vans do transporte escolar. Eles alegam que os veículos trafegam em condições precárias e sem fiscalização adequada.
Na última segunda-feira, 26, uma van que transportava alguns estudantes perdeu a roda traseira direita enquanto trafegava pela MGC-497 e chegou a deixar um risco pelo asfalto.
Uma aluna, que estava no veículo no momento do incidente, afirmou à equipe de reportagem da TV Vitoriosa que o motorista chegou a perder o controle da van antes de parar do outro lado da rodovia e que ela já apresentava alguns problemas.
As filhas da dona de casa Cristiane Vidigal também estavam na van. Ela disse que já ouviu várias reclamações dos alunos e mostrou receio com o transporte escolar no município.
“A gente fica com o coração na mão, por que hoje a gente não tem a certeza se eles vão voltar ou, pelo menos, chegar em segurança. Por que as condições que as vans estão hoje são precárias, com falta de fiscalização. Por que não adianta fiscalizar só no começo do ano, tem que ver se elas têm condições de estar rodando”, disse.
A dona de casa também disse que já fez reclamações junto à secretaria de Educação de Prata, mas que outros pais não fazem isso com medo de alguma retaliação.
No último dia 13 de setembro, uma van do transporte escolar de Prata bateu de frente com um caminhão também na MGC-497. Cinco pessoas morreram, sendo três estudantes.
Por conta de tantos problemas, o vereador Marcel Vieira (PSD), mais conhecido como “Xexéu”, já solicitou junto à prefeitura uma providência. O legislador também alerta sobre o problema do calendário e a superlotação das vans.
“Outro problema grave que a gente vem enfrentando é a superlotação. Nós temos vans de 15, 16 lugares que estão transportando 18, 20 crianças. E outra reclamação que estamos enfrentando aqui, dos próprios vanzeiros da Prata Van, é que o calendário municipal se leva até o dia 7, e o calendário estadual será até dia 14. Ficaremos uma semana sem transportar esses alunos das escolas estaduais”, disse.
Palavra do supervisor
A TV Vitoriosa conversou com Manoel Silas, o supervisor das vans do transporte escolar de Prata. Ele explicou que a revisão dos veículos é feita a cada seis meses e pediu ajuda da população para ajudar a fiscalizar a situação dos veículos.
Já a respeito da van que ficou sem a roda, Silas disse que a van não apresentou nenhum outro tipo de problema e que estava com seu laudo em dia, mas deu razão à reclamação de pais e alunos.
Informações: Carlos Vilela e Léo Carvalho