Nessa quarta-feira, 5, a Polícia Militar (PM) começou a distribuir cartilhas sobre a “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” durante uma blitz realizada durante o Agosto Lilás, campanha de conscientização contra a violência a mulher. O material informa quais são os tipos de violência com exemplos práticos, o que é medida protetiva de urgência e o que fazer nos casos em que presenciar ou for vítima de violência doméstica.
Na oportunidade, foram lançadas três cartilhas com orientações aos autores, às vítimas e contendo diversos aspectos da Lei Maria da Penha, que nessa sexta-feira, 7, completa 14 anos de existência. A distribuição ocorrerá durante os atendimentos, reforçando as explicações que já eram dadas pelas Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica e que fazem parte do protocolo de atendimento.
A Patrulha de Prevenção à Violência doméstica é uma guarnição composta por uma policial feminina e um policial masculino e tem como missão dar propiciar um atendimento mais humanizado à mulher vítima de violência doméstica e familiar, garantir o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, de tal forma que receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida ao seu caso, bem como atuar na dissuasão do agressor incidindo na quebra do ciclo da violência.